Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Mundo que nos Rodeia

Trata do "nosso" Mundo, de tudo o que nos Rodeia, informações, opiniões e análises em diversas vertentes da nossa sociedade e do nosso habitat, que é o Planeta TERRA.

O Mundo que nos Rodeia

Trata do "nosso" Mundo, de tudo o que nos Rodeia, informações, opiniões e análises em diversas vertentes da nossa sociedade e do nosso habitat, que é o Planeta TERRA.

Catarina Martins vs Rui Rio.jpg

Cotrim Figueiredo vs Francisco dos Santos.jpg

Rui Tavares vs André Ventura.jpg

DEBATES: COTRIM vs FRANCISCO DOS SANTOS; CATARINA MARTINS vs RUI RIO e RUI TAVARES vs ANDRÉ VENTURA

Realizaram-se ontem três debates relativamente às próximas Legislativas, cujos intervenientes eram dos mais diversos quadrantes políticos.

O primeiro debate de noite, opôs o Partido Liberal com o Centro Democrático Social (CDS), talvez o mais paupérrimo de todos os debates até à data, dois líderes sem muito a acrescentar, sem propostas e com acusações mútuas. A forma como cada candidato era sistematicamente interrompido pelo opositor, levou a que poucos portugueses percebessem quais as verdadeiras intenções dos seus programas (aliás o IL ainda nem programa tem) para as próximas eleições. A postura de ambos, foi tipo “discussão de rua”, para verem quem era o melhor, muito fraco mesmo, a política assim não sai prestigiada, lá isso não.

O segundo debate opôs Catarina Martins ao líder do PSD, Rui Rio. Começou pessimamente e isto por culpa da moderadora (aliás esta moderadora não me parece reunir condições para os debates), que foi buscar um tema que nada tinha a ver com este debate. Aliás, deveria haver, também, contagem de tempo para os moderadores, porque certamente esta senhora, ultrapassaria, com certeza o tempo atribuído a cada um dos partidos.

Mas vamos ao que interessa, foi um debate muito interessante, em que se falou pausadamente e com respeito mútuo do que cada partido tem para “oferecer” aos eleitores, a economia esteve em destaque e ficou bem esclarecido o que cada partido pensa para a melhoria do país. Este foi talvez a melhor prestação de Catarina Martins, esteve concentrada, foi objetiva e mostrou nitidamente como será possível melhorar a vida dos portugueses. Contrariamente, Rui Rio, mais uma vez, pareceu-me tenso, pouco esclarecido e nunca respondendo às perguntas mais diretas da moderadora. Falou muito de uma economia liberal, ou seja, bem mais perto da Iniciativa Liberal, do que do seu próprio partido, continuo a achar que o PSD ainda anda “à procura” de rumo.

Finalmente o terceiro debate, opôs Rui Tavares a André Ventura, e mais uma vez ficou bem patente, a falta de serenidade de Ventura, destilando fogo para tudo quanto é sítio. Rui Tavares, esteve muito bem, mostrou as ineficiências do Chega, do seu líder e do programa ridículo que apresenta aos portugueses (9 páginas), programa esse que não fala na maior parte dos temas que interessam verdadeiramente aos cidadãos. A resposta de Ventura não se fez esperar, ridicularizando também ele o programa do Livre, onde tenta comprometer Rui Tavares, mas sem sucesso, acho mesmo, que a cada debate, o Chega irá descer nas sondagens. Vitória clara de Rui Tavares, perante um líder que se mostra antissistema e que apenas quer lugares num futuro governo, sorte essa que não terá, pois, nenhum partido quer qualquer acordo com a Extrema-Direita.